1º Seminário Internacional Estado, Território e Desenvolvimento: contradições, desafios e perspectivas

01Grupo de Pesquisa: Estado, Território e Desenvolvimento, vinculado ao Programa de Pós-graduação e ao Departamento de Geografia da Universidade Federal da Bahia realizará no período de 04 a 06 de junho de 2012, o I Seminário Internacional "Estado, Território e Desenvolvimento: contradições, desafios e perspectivas", com o objetivo geral de discutir e analisar as transformações territoriais contemporâneas enfatizando as contradições, os desafios e as perspectivas futuras, a fim de elaborar propostas de ação visando um desenvolvimento social e territorial com mais inclusão e justiça social.

Com o advento da reestruturação do capitalismo e com as reformas no papel do Estado, novos agentes e escalas de decisão e ação emergiram gerando não somente expectativas, mas, também, contradições e incertezas frente ao território e ao desenvolvimento socioespacial. Para o Brasil, este contexto se expressa externamente veiculado com a ideia não mais de uma nova potência econômica regional latinoamericana, mas como uma nova potência econômica e quiçá, política, em ambiente global, juntamente com a Rússia, Índia e China, formando os BRICs; e internamente, além do crescimento e da estabilidade econômica, a implementação de políticas sociais que vem retirando da linha de pobreza extrema grande parcela da população historicamente excluída dos resultados econômicos do capitalismo.

Mas este cenário de expectativas positivas traz consigo contradições internas e, por conseguinte, incertezas, para o desenvolvimento dos territórios, devido a alguns fatores, como: fragilidade e até mesmo ausência de cooperação federativa envolvendo a União, Estados e Municípios frente às decisões e às ações relacionadas ao meio ambiente, ao desenvolvimento local e regional, à segurança pública; fragilidade e até mesmo ausência de políticas voltadas ao planejamento e gestão das regiões metropolitanas; tendência de fragmentação do território brasileiro, nas escalas municipal e estadual, sobretudo nas áreas de fronteira agrícola do país; dificuldades de participação da sociedade nas decisões governamentais; e a seletividade espacial relacionada à implantação de infraestrutura para os grandes eventos nacionais, como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro, ampliando com isso a distância social que separa as áreas residenciais ocupadas com populações de renda média e elevada, daquelas mais pobres, nas grandes cidades.

Público alvo: Estudantes de graduação, de pós-graduação, pesquisadores, docentes, profissionais liberais, funcionários públicos, polític

Local: Salvador/BA

(Hotel: Bahia Othon Palace - Av. Oceânica, 2294, Ondina).

Período: 04 a 06 de Junho de 2012

Inscrições até dia 06/06

Estudante de Pós-Graduação R$ 80,00
Estudante de Graduação R$ 40,00