N'BLAC , Núcleo Brasileiro, Latino Americano e Caribenho de estudos em relações raciais, gênero e movimentos sociais

nblac

O Núcleo Brasileiro, Latino Americano e Caribenho de estudos em relações raciais, gênero e movimentos sociais foi constituído no segundo semestre de 2006, no âmbito do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará (UFC) / Campus Cariri.

O que é?

Trata-se de um espaço acadêmico especializado em estudos de relações raciais e suas interações com gênero, educação, culturas, identidades, desigualdades sociais, políticas públicas e movimentos sociais. Buscamos contribuir com a formação de pesquisadores nos diversos níveis. Nos propomos também a colaborar para a capacitação de educadores e ativistas dos movimentos sociais, voltados para aquelas temáticas.

Visamos promover e estimular estudos e produções acadêmicas ampliadas sobre a população afro descendente e sua participação social, política e cultural, procurando desenhar novos contornos marcados por intertextualidades distintas, notadamente no seu diálogo com as novas tecnologias da informação.

A perspectiva comparativa com outros países da diáspora africana localizados na América Latina e no Caribe tem orientado nossas ações. Nosso olhar se debruça prioritariamente sobre o "Atlântico Negro", numa perspectiva transdisciplinar e transnacional.

• Pesquisa
  • Capacitação
  • Comunicação
  • Documentação
  • Publicação
  • Monitoramento e avaliação de políticas públicas
Linhas De Pesquisa
  1. Relações raciais voltadas para os aspectos sócio-culturais e históricos dos afro descendentes
  1. As diversidades regionais nas construções de gênero e raça
  1. Teoria e praxis dos movimentos sociais que abordem os recortes de gênero e raça, na região nordeste e suas fronteiras
  1. Os estados-nação e suas correlações analíticas sobre as identidades plurais

Pesquisas

Prof. Dra.Joselina da Silva

1 – Ser governo ou ser movimento social: identidades cambiantes das secretarias e ou conselhos da comunidade negra nos estados e capitais do Nordeste.

2- Os equipamentos públicos de apoio às mulheres vítimas de violência, no Cariri.

3 – Lideranças Afro-Brasileiras: Vozes de mulheres no Candomblé do Cariri, Ceará

4- As bibliotecas e o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira (lei 10639/03).

Coordenação geral:

Dra. Joselina da Silva (Universidade Federal do Ceará - UFC)

Pesquisadores:

Dra. Joselina da Silva (UFC)

Dr. Henrique Antunes Cunha Junior (UFC)

Dra. Denise Maria Botelho (Universidade de Brasília - UNB)

Dr. Amauri Mendes Pereira (Universidade Estadual da Zona Oeste - UEZO)

Dra. Rosana Rodrigues Heringer (Action Aid)

Dra Fátima Aparecida Silva (UFC)

Dra. Francisca Pereira dos Santos (UFC)

Dra. Flávia Alessandra de Souza Pereira

Dr. .Ivan Costa Lima (UFC)

Dr. Luiz Manoel Lopes (UFC)

Dr. Modesto Leite Rolim Neto (UFC)

Dra.Maria Zelma de Araújo (Universidade Estadual do Ceará - UECE)

Ms. Marcio André de Oliveira dos Santos (Instituto Universitário de Pesquisa do Rio de Janeiro - IUPRJ)

Ms. Cicera Nunes (Universidade Federal de Campina Grande - UFCG)

Ms Wilson Roberto Prudente (Ministério Público Federal)

Ms. Maria Cleide Rodrigues Bernardino (UFC)

Ms Miguel Ângelo Silva de Melo ( Faculdade Paraiso - Juazeiro do Norte - FAP)

Esp. Ariluci Goes Elliot (UFC)

Pesquisadores Associado:

Dr. Jean Muteba Rahier (Florida International University – FIU / EUA)

Dra. Norma Fuller (Pontifícia Universidad Católica del Peru)

Dr. Fernando Urrea Giraldo (Universidade Del Valle / Colômbia)

Estudantes:

Um grupo de 10 graduandos (divididos entre os cursos de Biblioteconomia, Administração e Filosofia) e uma mestranda da Educação.

Kássia Mota de Sousa

Nicácia Lina do Carmo