Login



Justificativa do Curso

O contexto atual pode ser caracterizado pela profunda rearticulação e redefinição de papéis entre organizações do Estado, do mercado e da sociedade civil. Amplia-se a consciência de que os desafios da atualidade somente podem ser enfrentados através da cooperação e da articulação entre agentes governamentais, empresariais e dos mais diversos setores da sociedade civil. Esse cenário leva a uma maior indefinição dos limites entre público e privado, sendo a interação entre os três setores cada vez mais intensa.

      Por sua vez, mudanças importantes são sentidas no seio da sociedade civil, conformando-se o chamado "terceiro setor", marcado pela proliferação de organizações da sociedade civil, sem fins lucrativos, com gestão privada, mas com fins públicos. É a base para o que tem sido rotulado como uma "revolução associativa global". Sobre o terceiro setor são lançadas grandes expectativas, frente ao crescimento das demandas sociais e à redução de funções do Estado. Há também uma grave crise de desemprego, no âmbito mundial, e o setor é apontado como um potencial absorvedor de trabalhadores.

       Por outro lado, estas expectativas também se refletem sobre o setor público (especialmente estatal), de quem é cada vez mais cobrado uma eficiência na gestão, com vistas a atender os interesses coletivos da sociedade.

Assim, um curso nesta área é oportuno e inovador, provoca a interação entre teoria e prática, reflexão e intervenção, reconhecendo e valorizando os diferentes saberes relacionados ao desenvolvimento e à gestão social.

        Em síntese, o curso de Gestão Pública e Social se justifica basicamente a partir de três elementos principais:

 

  a) Uma demanda percebida na região do Cariri, tanto nas esferas públicas quando sociais;

  b) O não atendimento desta demanda em nível local, que não conta com curso similar a este, sendo atendido apenas por três cursos de Administração de Empresas;

  c) A oportunidade dada pelo conjunto de fatores, aliada à idéia de pioneirismo e liderança adotada pela UFC a partir da decisão de instalação na Região do Cariri.

Notícias Externas